Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Cat Run

Uma cena sobre corrida em geral e running em particular e também sobre a vida que passa a correr. Aqui corre-se. Aqui só não se escreve a correr. Este não era um blog sobre gatos. A culpa é da Alice.

The Cat Run

Uma cena sobre corrida em geral e running em particular e também sobre a vida que passa a correr. Aqui corre-se. Aqui só não se escreve a correr. Este não era um blog sobre gatos. A culpa é da Alice.

08.04.19

QUANDO FOR GRANDE QUERO SER MÉDICO


The Cat Runner

26272DTLEasyResizecom.jpg

Há corridas para todos os gostos.

Mas há uma que é “a maior corrida universitária em Portugal”.

E, também é para todos os gostos, palavra do gato que corre.

É esta a história que lhe quero contar. A história de uma corrida que me apaixonou e ainda não a corri.

Desde logo, uma corrida que não tem fins lucrativos, ponto.

Mas, tem um objectivo claro;

criar laços entre a promoção da saúde e a solidariedade.

Ainda por cima é organizada por alunos, futuros médicos, estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa.

Como esta corrida também é para todos os gostos, porque as há para todos os gostos, pode caminhar (ou correr, a escolha é sua) cinco, dez, e a novidade deste ano, quinze quilómetros, para que ninguém diga que “ah e tal, não consigo e blá, blá, blá”, todos conseguem. Até eu, que só corri uma maratona e quinze meias maratonas.

Até porque, o que os futuros médicos(as) querem é que toda a gente pratique exercício físico.

E, o que não falta, felizmente, é cada vez mais pessoas a praticar exercício, em todo o planeta.

Eu sei, às vezes isto do exercício parece ser uma obsessão mas, pense comigo, há obsessões boas, como esta. Há-as bem piores. Mas essas não são para aqui chamadas. 

O exercício não fez mal a ninguém, ponto, outra vez.

Se pensa que isto é coisa de novatos, porque são alunos que organizam desengane-se, que esta é a sexta edição, isso, já lá vão cinco anos de vida da “Corrida Saúde + Solidária”.

Nesses cinco anos por lá já passaram quase dez mil pessoas, bem sei que isto ao pé de outras corridas não é nada, mas se tivermos em conta que esta corrida não tem o palco mediático de muitas outras, convenhamos, é um número considerável, tão considerável como o valor que já foi angariado, qualquer coisa como 54 mil euros, distribuídos por 21 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

Só por isso vale a pena este texto, aqui, no blog do gato que corre e que também lá vai fazer uma perninha, quase de certeza. Só não sei quantos quilómetros, talvez dez, que é a minha distância preferida.

Ainda por cima, os futuros doutores e doutoras, da organização, são todos miúdos(as) giros(as), frescos(as) e, com esta componente que nos vai faltando cada vez mais, a solidariedade, a ajuda, o querer o bem ao próximo.

É esse, aliás, o mantra dos médicos, querer o bem dos outros.

53283321_2305609659676283_4273220124233695232_n.jpg

Não há desculpas, porque até há treinos e tudo, às quartas feiras, às seis e meia da tarde, no Estádio Universitário, em frente ao Hospital Santa Maria.

O percurso das corridas é todo ali à volta do Campo Grande, no coração de Lisboa, pelo que é uma manhã de Primavera “by the book”, com tudo o que os participantes tem direito, como se costuma dizer.

A Fertagus e a CP (os patrocínios são muitos e de marcas com imensa notoriedade) ajudam a chegar e a voltar, mas não ajudam a correr ou a caminhar, isso não, só que até fazem bilhete único a dois euros, excepcionalmente, claro, para quem vai correr ou caminhar.

A solidariedade, este ano, passa por aqui, pela “Associação Pais21” - Down Portugal que é uma associação de pessoas com Trissomia 21, que ajuda famílias, desde 2008,  promovendo a informação e a partilha de novidades relativas a este tema.

Eles pretendem mudar o modo como a sociedade vê as pessoas com Trissomia 21. 

https://pais21.pt/

Ou a AAMA, que apoia crianças, jovens e adultos com deficiência e outras necessidades especiais, no âmbito desportivo, terapêutico, recreativo, educacional e formativo.

http://associacaoama.org/

Ou a CresSer que está  viva desde 2001, porque acredita na inclusão na comunidade para os grupos em situação de maior vulnerabilidade e exclusão.

http://www.crescer.org/a-associacao/

Ou o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, que tem  mais de dez anos de existência e que se estabeleceu como um instituto de investigação biomédica de excelência, em investigação básica e clínica, com a missão de melhorar a vida humana.

https://imm.medicina.ulisboa.pt/pt/imm-lisboa/organizacao/

Como em qualquer corrida, no fim, há um diploma personalizado, que pode ser obtido no site da corrida https://www.corridasaudesolidaria.com/resultados e, claro, as fotos, para a posteridade, também na página oficial ou no Facebook da organização https://www.facebook.com/corridasaudesolidaria/ .

Só pelas fotos eu já lá ia, eu que adoro publicar fotos das minhas corridas, mesmo que corra quase parado. Há paixões mais parvas que as minhas, eu sei!

Deve estar a perguntar, “ok, Zé Gab, mas onde consigo saber mais informações, onde me inscrever, quanto pago - para a solidariedade - e essas coisas?”.

Não tem problema, eu digo, na página oficial ou aqui em baixo tem todas as informações.

Até mesmo a gigante Prozis  faz questão de estar “in” e também se pode inscrever por lá, online.

https://www.prozis.com/pt/pt/evento/vi-corrida-saude-solidaria?utm_source=&utm_medium=&utm_content=home&utm_campaign=

A Prozis não quer ficar de fora, nem eu.

Acho que nem você.

Como é que podemos recusar passar uma manhã fantástica de Primavera, a fazer exercício físico, ainda por cima a ajudar os outros, porque há quem monte e prepare tudo para que o possamos fazer, com alegria, com coração aberto, com esperança que o mundo seja melhor.

Porque eu tenho esperança. Eles também.

Este ano a "Corrida Saúde+Solidária" será no dia 28 de Abril, um domingo, pois claro que os domingos são "O" dia das corridas.

Mas, há mais, uma vez que 100% do valor angariado reverte a favor das quatro instituições que referi, pode ainda escolher doar diretamente 20% do valor da inscrição a uma dessas 4 instituições.

O restante valor será distribuído equitativamente pelas outras.

Você é que decide.

Agora, por fim, se vir os vídeos, ali em baixo, no fim do texto, acredito que, tal como eu, vai preparar o equipamentozinho, os ténis (ou as sapatilhas, que não queremos aqui divergências semânticas), fazer a inscrição e aguardar, ansiosamente, que chegue o dia 28 deste mês para ir correr ou caminhar.

Depois, no fim do ano, quando fizer o rewind, antes de entrar no ano novo, à meia noite, mesmo que não tenha feito mais nada de relevante, para ajudar os outros, vai poder dizer;

“pelo menos participei na Corrida Saúde + Solidária”, eu cá falo por mim.

Mas, acho que até lá ainda vou fazer mais umas quantas boas acções. :)

Marcamos encontro no domingo, dia 28?

Eu sabia.

Obrigado.

Lá estaremos e, acredito, com aquele sorriso que aparece do nada, na cara de quem gosta de fazer o bem, sem qualquer interesse que não seja esse!

E, já agora, isso eu sei, é fantástico correr numa manhã, como são as manhãs de Primavera, em Lisboa.

Sim, porque o São Pedro, que se saiba não corre, mas também vai colaborar.

Ai dele que não colaborasse!

A Mafaldinha e o Jaume não vão a esta, mas já foram a uma...

INSCRIÇÕES

- https://www.prozis.com/pt/pt/evento/vi-corrida-saude-solidaria?utm_source=&utm_medium=&utm_content=home&utm_campaign=

- Papelaria Menina Antónia - Piso 01 do Hospital Santa Maria, no corredor da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML);

- Biblioteca de Pediatria - Piso 06, elevador 11 do Hospital Santa Maria;

- Secretaria de Neurocirurgia - Piso 06, elevador 1 do Hospital Santa Maria;

- Sede da Associação de Atividade Motora Adaptada (A.A.M.A.), na Junta de Freguesia de Carnide;

- Sede da Associação Crescer, na morada R. da Quinta do Cabrinha 3;

- Sede da Associação Pais 21 (indisponível durante esta semana);

- Secretaria da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa (AEFCL), no pavilhão C7 da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;

- Secretaria da Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboas (AEFFUL), na respetiva faculdade;

- Secretaria da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas, na respetiva faculdade.

unnamed.jpg

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.