GRETA A DEUSA IMPERFEITA
(Foto: TVI24)
A greta irrita-nos.
Eu sei.
Não estamos acostumados a ver uma miúda com cara de mulher, rosto carregado, olhar que roça um ódio infantil, com comportamento de crescida.
Isso irrita-nos, em Greta.
Não estou a pensar digital, nem no que acontece nas redes sociais.
Estou a pensar na Greta e quanto ela me irrita.
Para mim constitui um enigma.
Penso que ela não estará a ter uma infância ou adolescência como os miúdos da idade dela.
Questiono-me sobre se vai à escola, o que fará nos tempos livres, se os tiver?
Greta terá tido uma tomada de consciência, quando, como, porquê?
As peças não encaixam e isso também nos irrita, em Greta.
Anda de veleiro, não é a primeira miúda a fazê-lo, é iluminada por contradições, também os miúdos e os outros, os adultos, mesmo adultos, de idade, o são, aparece, vinda das entranhas do oceano, na ponta do pontão, depois de acenar à população, mais jornalistas que activistas, enquanto o barco se acercava do porto, qual deusa, braços abertos, sorriso canhoto, estática, olhar fito.
Uma mulher?
Uma miúda?
E, isso irrita.
Pois irrita, mas sejamos intelectualmente honestos.
Tanta irritação que Greta nos provoca compensa o lead!
Mova-a o que a mover, quem a mover, à factualidade da prova ninguém consegue escapar, Planeta, Ambiente, Vida, Pessoas, são palavras que deveriam aparecer na primeira pesquisa de qualquer motor de busca, nos dias que correm.
Se calhar aparecem, não me dei ao cuidado de verificar, eu escrevo por prazer, que isso fique bem claro, não sou escravo de grandes pesquisas, só o essêncial mesmo.
A irritação que Greta nos provoca impele uma onda, que nas últimas semanas nos molhou os pés e as consciências, cada qual à sua maneira e segundo o seu posicionamento, pensado e falado, sobre o que está a acontecer ao Planeta, aquele que estamos a destruir a uma velocidade quase digital, não fosse ela analógica.
Na Greta está a virtude.
Ela colocou o mundo, mesmo até num plano superior, as elites, a pensar sobre o “Dia do Juízo Final”. Mesmo que hipocritamente, mesmo que ela nos irrite com aquela figurinha tipo "Pipi das Meias Altas", mas em versão bruxa-má.
Greta irrita-me.
E, por isso, só lhe posso dizer uma coisa:
Nunca imaginei dizer isto;
Greta (she)´s Great.
És Garbo, Greta!
Um ícone deste mundo novo, como no cimema.
Um deusa.
Imperfeita.
,