ACORDAR PARA A CORRIDA
Há cada vez mais pessoas à procura do prazer da corrida.
Está a ser assim um pouco por todo o planeta.
Basta correr na rua e reparar, basta espreitar as redes sociais.
A corrida não é apenas uma boa realidade, ela aproxima cada vez mais pessoas, cada vez mais as pessoas.
O Instagram, por exemplo, tem-me surpreendido.
Abri o perfil ao público, de cada vez que coloco uma foto de uma corrida junto-lhe alguns hastags e, neste momento, por causa da corrida já conheço pessoas do Alaska, da Coreia (do Sul), dos EUA, da Indonésia, da Finlândia, da Rússia, de várias cidades lá longe, de vários países, de vários continentes.
Através das redes sociais troco, actualmente, conteúdos com atletas de primeira linha, alguns que são runners oficiais de testes das marcas, outros, runners de competição e, à medida que me vou envolvendo na coisa aumenta a minha vontade de me envolver. É uma trend que está criada e em pleno desenvolvimento, com tribos cada vez mais diversificadas e com crews cada vez mais originais.
Correr faz muito bem e já não há como contornar esse facto.
Mas, não é só ao longe que estreito laços, obviamente que desde que comecei a correr, sobretudo, desde que criei este blog, tenho feito amizades, algumas ainda virtuais, algumas reais, com pessoas mesmo aqui ao lado.
Tenho recebido vários convites do “movimento” Correr na Cidade e do Correr Lisboa.
Convites simpáticos, que já aceitei, com agenda a definir (sou muito fraquinho e eles correm muito e desculpo-me com agenda, mas acho que já perceberam).
A corrida une. Ponto. E eu gosto de proximidade, de afectos e de correr, mas isso é público.
Os media também começam a olhar para este fenómeno com outros olhos.
Não têm como lhe escapar, felizmente. Antes só blogs, websites e revistas falavam do running, essa praga feliz.
A RTP foi a primeira televisão, em Portugal, a ter um programa sobre running.
Eu, bom, eu tenho um projecto aprovado, mas que devido ao sigilo profissional ainda não o posso abordar aqui. Em breve.
A TSF foi a primeira rádio a colocar no ar um programa sobre corrida.
Agora é a vez da Rádio Cidade, estação do grupo Media Capital Rádios (MCR) estrear este fim-de-semana o programa Run It.
É um novo programa dedicado a quem acorda cedo para ir fazer a corrida matinal. Algo que só agora estou a descobrir. É que os gatos correm à noite, mas esta plataforma zen em que me coloco sempre que corro antes de trabalhar está a ser viciamentemente boa.
Assim, que tem este hábito, ao sintonizar o rádio na Cidade vai ter aos sábados e domingos, entre as 7h e as 11h, uma selecção de música direccionada para treinos de running. Aos fins de semana corro um bocadinho mais tarde, mas este fim de semana também vou sintonizar ou ouvir depois.
O novo programa vai ter conselhos orientados para uma corrida agradável e saudável, mas vai ter mais coisas, prometem os responsáveis.
Vera Fernandes e Gonçalo Câmara são os protagonistas do novo programa da estação e vão apresentar “a melhor playlist para correr, complementada com dicas de treino, conselhos de nutrição, e apontamentos de quem sabe, sempre com um ou dois convidados em cada edição”.
Os convidados são especialistas em running, vão abordar temas ligados à modalidade, desde a alimentação ideal de um corredor ao apoio e incentivo para quem quer começar a correr, aconselhamento de treinos para diferentes percursos e diferentes tipos de runners e um espaço para esclarecimento de dúvidas, com respostas de profissionais credenciados. Há mais abordagens, mas estas são as principais.
Chega-se então a este patamar: o mundo corre, os media olham para a corrida, mais do que olham estão a acordar para ela - também há cada vez mais gente dos media a correr e a divulgar o running - e só quem não quer é que não corre.
Como o Gato anda atento, novidades são esperadas muito em breve é que na televisão onde trabalho também se corre. E de que maneira!
Em breve as corridas são outras.